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Arena pra Iniciantes:

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Arena pra Iniciantes: Empty Arena pra Iniciantes:

Mensagem por Arthans Qua Mar 02, 2011 2:24 am

Como não achei nenhum guia decente em Português, que explicasse de uma
forma coerente o sistema de Arenas, de pontuação e dicas para
iniciantes, resolvi compilar infomações de diversos guias e fazer o meu
mesmo.

Desde a implantação das Arenas no World of Warcraft e os
equipamentos disponibilizados para compra com pontos de Arena, muitos
jogadores passaram a dedicar cada vez mais tempo a isso, mas muitos não
entendem corretamente o funcionamento da Arena.

Como não sou de citar coisa e não indicar de onde tirei, seguem minhas fontes de consulta:

Arena for Dummies I
Arena for Dummies II
Guia retirado do fórum americano
Guia de Arena do wowwiki
Guia do Ten Ton Hammer

I - Introdução - O que é uma Arena:

Arenas
são campos de batalha onde times de jogadores podem se enfrentar na
modalidade de PvP, essas Arenas são ambientes onde somente entram os
times formados, o que evita a interrupção e interferência de outros
jogadores. Ganha a partida da Arena o time que conseguir matar todos os
oponentes do outro time. Caso o jogador morra dentro da Arena ele terá a
opção de ficar como espírito espectador.

O sistema das Arenas
tenta equalizar as forças dos dois times por meio de um ranking baseado
no sistema de pontuação utilizado no Xadrez, que será explicado mais
adiante. Cada partida ganha eleva o nível do time e o habilita a
enfrentar cada vez times com ranking superior. Os equips que podem ser
comprados com os pontos de arena são voltados ao PvP e geralmente são
tão disputados como os Tiers dropados pelos Chefes de cada instance.

Existem
3 tipos de partidas de Arenas 2v2, 3v3 e 5v5, mas o time formado pelos
jogadores pode ter até o dobro de jogadores, mas somente podem entrar 2,
3 ou 5 de cada vez dependendo do tipo de jogo. Isso evita que você
fique impossibilitado de jogar se um dos componentes faltou.

Ao contrário de Battlegrounds e do PvP normal de servers PvP, na Arena é possível enfrentar times da sua própria facção.

Apesar
de apenas jogadores que já atingiram o lvl 70 poderem ganhar pontos de
Arena e pontos de Arena individuais, jogadores abaixo do lvl 70 podem
participar de Arenas sem contar pontos para treinar suas habilidades no
PvP.

Os pontos de time e os pontos individuais são posteriormente
utilizados para comprar equipamentos que concedem stats altos para o
player. Assim como o Tier 6 de PvE, conseguido em Dungeons e Raids, o
Set Arena Season 4, garante um equipamento com os melhores stats para
PvP.

O tier 6 de Raids equivalia ao Arena Season 3;

O tier 6,5 (tier 6 com os equips de Sunwell Plateau) equivale ao Arena Season 4.

Existem
dois tipos de jogos de Arena: Skirmish e Rated Match, no primeiro deles
qualquer player pode participar independente do lvl, mas ele não
garante pontos, para participar do segundo tipo é necessário lvl 70 e a
formação de um time.

Existem 3 arenas atualmente no jogo:

1 - Ring of Trials em Nagrand;
2 - Circle of Blood em Blade's Edge Mountains;
3 - Ruins of Lordaeron em Tirisfal Glades.

Com a vinda da expansão Wrath of the Lich King - WotLK, mais duas estarão sendo implementadas:

4 - Dalaran Arena em Dalaran; e
5 - Orgrimmar Arena em Orgrimmar.

As
Arenas, e os equips que podem ser comprados com os pontos de Arena, são
dividios em Estações (Seasons), atualmente estamos na Season 4,
iniciada em 24 de junho de 2008, as outras seasons foram:

Season 1
- iniciada em 30 de janeiro de 2007 e finalizada em 19 de junho de
2007, durou 20 semanas e coincidiu com o Pactch 2.1.2;
Season 2 - iniciada em 20 de junho de 2007 e finalizada em 26 de novembro de 2007, durou 23 semanas;
Season 3 - iniciada em 28 de novembro de 2007 e finalizada em 23 de junho de 2008, durou 29 semanas.

II - Entrando em um time ou formando o seu:

Você
pode ser convidado a entrar em um time de arena ou formar o seu. Para
formar o seu será necessário a compra de um Arena Team Charter de algum
NPC, os NPC's que vendem esses itens são: "King" Dond; Bip Nigstrom; Steamwheedle Sam.
O Arena Team Charter custa 40 gold por membro, assim um item para um
time de 2 pessoas custará 80 golds, um de 3 pessoas 120 golds e um de 5
pessoas 200 golds.

Assim que você comprar o item você terá de dar
um "nome provisório" para o time de Arena que quer criar, esse nome
poderá ser alterado posteriormente. Assim que ele estiver em seu
inventário você poderá convidar os demais participantes e estes tem de
aceitar entrar para o time, mais ou menos como a formação de uma guilda.
Assim que conseguir as assinaturas necessárias (3 assinaturas para o
time de 2, 5 assinaturas para o time de 3 e 9 assinaturas para o time de
5), você volta a um dos organizadores da Arena e finaliza a opção
nomeando a equipe e desenhando um logo para o time.

Após a entrega e registro, você poderá clicar no NPC e entrar na fila de uma das arenas, da mesma forma que o Battleground.

Se
você for o capitão do time, poderá remover e incluir membros do seu
time de arena até o limite de duas vezes o tamanho do time necessário
para um jogo.

Se você for o capitão, o time tiver vaga, e quiser
incluir alguém basta digitar '/teaminvite [2v2, 3v3, 5v5] [nome do
jogador] (note que somente é necessário digitar uma das equipes).

Para
sair de um time, basta digitar '/teamquit [2v2, 3v3, 5v5], se vc for o
capitão, deve antes passar a liderança a outro jogador digitando
'/teamcaptain [2v2, 3v3, 5v5] [nome do jogador que será o novo capitão].

Para acabar com um time basta digitar '/teamdisband [2v2, 3v3, 5v5]

Para remover um jogador, basta selecionar ele na interface da Arena e dar "remove".

Sair de um time de arena e ir para outro, resetará seus pontos de arena para 1.500 para aquele tipo de time (2v2, 3v3 e 5v5).

III – Pontos de Arena e Pontos Individuais:

Logo
que você chegar ao lvl 70 e formar seu primeiro time de Arena, será
estabelecido como pontuação incial, tanto para seu time como
individualmente, 1.500 pontos. Estes 1.500 pontos vão variar conforme o
time e o jogador se envolvem nas partidas de arena.

Com a
introdução dos Pontos Individuais, o requisito para a compra de diversos
itens de arena foi estabelecido a fim de diferenciar o jogador que
efetivamente participa das Arenas daquele que somente faz os jogos
necessários para angariar os pontos de time.

Os jogos de arena
fizeram tanto sucesso que com a vinda da expansão Wrath of The Lich King
(WotLK) a Blizzard prometeu resetar os pontos de honra de todos os
jogadores e informou que a maioria dos itens de honra terá como
requisito uma pontuação mínima de Arena, conform informou o wowinsider.

Os
pontos de Arena são calculados por partida e seguem o sistema ELO de
pontuação, que é utilizado pela Federação Mundial de Xadrez.

A
fim de manter a pontuação mais justa, o sistema ELO pega a pontuação
inicial de cada time e calcula estatisticamente a chance que cada time
tem de ganhar a partida. Ao final ele compara a previsão incial e o
resultado da partida. A diferença das duas probabilidades é aplicada
então sobre um montante fixo de pontos permitidos por partida. Isso
possibilita que um time tenha que lutar arduamente para conseguir seus
pontos de Arena por diversas vezes, ao invés de apenas enfretar um
oponente uma vez e, num golpe de sorte, vencer o time.

Um exemplo de cálculo, retirado do wowwiki.

Time A – Pontuação atual - 1500pt
Time B – Pontuação atual - 1580pt
Probabilidade de vitória do time A: 1 / (1+10(1580 - 1500)/400) = 0.38686
Probabilidade de vitória do time B: 1 / (1+10(1500 - 1580)/400) = 0.61314

Se o time A vencer a partida:
Nova pontuação do time A: 1500 + 32*(1 - 0.38686) = 1500 + 19.62 = 1519.62
Nova pontuação do time B: 1580 + 32*(0 - 0.61314) = 1580 + (-19.62) = 1560.38

Se o time B vencer a partida:
Nova pontuação do time A: 1500 + 32*(0 - 0.38686) = 1500 + (-12.38) = 1487.62
Nova pontuação do time B: 1580 + 32*(1 - 0.61314) = 1580 + 12.38 = 1592.38

O
número 32 é o número máximo de pontos que pode ser ganho ou perdido em
uma partida. Se os dois times forem da mesma pontuação, quem ganhou
ganhará exatamente 16 pontos e quem perdeu, perderá 16 pontos. Assim a
diferença entre dois times com uma mesma pontuação será, após uma
partida de 32 pontos.

Um time com uma pontuação muito acima,
jogando com um time com uma pontuação muito abaixo, ganhará
proporcionamente menos pontos do que se enfrentar alguém do prórpio
nível.

A pontuação individual somente muda conforme o jogador
participa das disputas de arena. Se o jogador participar de todas as
disputas que o time se envolver durante a semana, sua pontuação final
será idêntica a do time.

Para que o jogador e o time ganhe os
pontos de Arena nas terças de manha em servidores americanos e quartas
de manha em servidores europeus, seu time deve ter jogado um mínimo de
10 disputas naquela semana e o jogador deve ter participado de pelo
menos 30% dessas disputas para ter sua pontuação individual alterada.

Atenção.
O jogador somente ganhará os pontos de um dos times em que participa. O
jogador receberá a pontuação do time que conceder a maior pontuação
durante aquela semana, assim se o jogador participa de 3 times, um de
2v2m um de 3v3 e um de 5v5, somente receberá os pontos equivalentes ao
time que mais pontuou.

IV – Como funciona uma partida de Arena:

Após o jogador se inscrever, aparecerá uma tela idêntica à do Battleground para ele entrar em combate.

Os
jogadores dos dois times iniciam a partida em uma área de contenção.
Vida, Mana e Energia são totalmente recuperados imediatamente. Todos os
buffs, itens conjurados e pets são retirados. Os jogadores poderão ser
buffados e castar quaisquer magias dirante 60 segundos sem que isso
custe mana (inclusive Soulshards).

Após os 60 segundos iniciais
de preparação a partida começa e somente acaba quando um time derrotar o
outro matando todos os componentes do outro time.

Habilidade que
tenham um cooldown maior do que 15 minutos não podem ser usadas nas
partidas de arena (Incluindo Rebirth). Comidas e bebidas conjuráveis,
bandagens, Star’s Tears e Healthstones podem ser usadas. Quaisquer
outros consumíveis são proibidos.

Assim que um jogador morre ele pode escolher liberar o espírito e continuar assistindo a partida.

Após
a partida uma janela de estatísticas aparecerá na tela. A janela ainda
mostra o total de pontos do time após aquela partida.

V – Termos importantes, composição de times e estratégias básicas:

Como
tudo relacionado a World of Warcraft, os termos e estratégias usados na
Arena geraram novos termos para facilitar a comunicação dos times.

Da mesma forma, existem algumas composições de times que são mais comuns do que outros, por já terem sido experimentados.

E ainda existem modalidades de jogo diferente do que vemos no PvP do dia a dia ou em Battlegrounds.

Composições de times mais comuns:

Time 2345:
Esse
time teve seu nome por causa do Shaman que faz parte dele. Diz-se que
nesse time o Shaman somente tem que apertar os notões 2, 3, 4 e 5 para
ganhar a arena, cada botão correspondendo a uma habilidade, qual seja Heroism, Lightning Bolt, Nature’s Swiftness, Chain Lightning instantâneo e Frost Shock.

O
time é composto de um Arms Warrior, um Priest Discipline, um Holly
Paladin, um Shaman Elemental e um Frost Mage. Essa composição tem 2
healers e 3 DPS.

O time ainda depende muito do combo do mago de “burst damage” Frost Nova , Frostbolt e Ice Lance .

A estratégia básica desse time é auxiliar o Warrior, que aplica o Mortal Strike em um alvo enquanto esse alvo recebe dano maciço do Shaman e do Mage.

Time 2346:
Um
time com a composição próxima da anterior mas trocando o Mage Frost por
Warlock com Felguard ou um Warlocl SL/SL. Esse time é um pouco mais
defensivo que o anterior, porque troca o dano do Mage pelas técnicas de
crowd control do Warlock.

Time com 4-DPS:
Um
time com 4 DPS's e um healer de qualquer classe. A simplicidade aqui
faz toda diferença, a idéia é concentrar o poder de dano em um oponente
do time adversário logo no início do combate, a fim de desequilibrar o
outro time. Um time com 4 Shamans Elementais é mortal na Arena se os
jogadores souberem utilizar as habilidades corretamente.
Geralmente
ao combater um time 2345 ou 2346, os 4 DPS devem focar seu dano no
Warrior por causa do battle Stance que aumenta o dano em 10%.

Um
time que ficou conhecido nos servidores e foi chamado de JAC - Jollu
Asian Clams - é composto de um Mage Frost, um Shadow Priest, um
Subtley/Shadowstep Rogue e um Affliction Warlock, o heal fica por conta
de um Shaman Restoration. Este time ficou conhecido após os membros dele
passarem do rating de 2.200 usando somente equipamentos voltados para
PVE.

Time Cleave:
Um time composto de 3 meele DPS e 2 healers, geralmente um Mortal Strike Warrior, um Shadowstep Rogue e um Enhancement Shaman.

Pode ser aplicado a um time de 3v3 com duas classes de melee e um healer.

A estratégia aqui é focar o dano em uma classe que use cloth matando ele no início do combate e desequilibrando o outro time.

Time Drain:
Um
time em cuja composição tem uma ou mais classes com a habilidade de
dreno de mana (Hunter, Priest e Warlock), essa habilidade é usada em
conjunto contra o healer do time contrário, retirando a possibilidade de
heal do outro time.
Somente depois do dreno de mana é que o time vira ofensivo.

Time Eurocomp:
Time
simples - Druida, Mago, Rogue, Priest e Warlock. É chamado dessa
maneira porque se originou nos servidores Europeus. A estratégia inteira
se funda na habilidade que cada classe tem de usar o chamado crowd
control em benefício do time. Esse time é muito difícil de ser derrotado
pois o crowd control pode acabar com uma estratégia definida do outro
time.

Time RMP:
Time
focado no jogo de 3v3 composto de Rogue, Mage e Priest. Aqui o que conta
é o crowd control, aliado a um dano alto do rogue e a cura do priest.
Um time desse ganhou o Worldwide Invitational tournament.

Termos e estratégias utilizadas em Arenas:

DR - Diminishing Returns
Mecânica
de jogo mais importante para quem quer mandar bem no PvP. Diminishing
returns se aplica a qualquer habilidade de Crowd Control aplicada em PvP
(Fear, Polymorph, Howl of Terror, Stun, Root, etc).

Funciona
mais ou menos assim. A primeira vez que o jogador aplica uma habilidade
de crowd control em um inimigo o spell vai funcionar por no máximo 10
segundos, mesmo que ele tenha 20 segundos de duração como o Fear. A
segunda vez que ele for aplicado no mesmo inimigo, sua duração diminuirá
para 50% do tempo. A terceira vez diminuirá a duração para 75% do tempo
e fará com que o alvo se torne imune a qualquer magia da mesma
categoria. Para que essa regra não se aplique mais é necessário que o
alvo fique 15 segundos sem nenhum spell de crowd control aplicado a ele.

Gib ou Instagib:
Matar
um inimigo da maneira mais rápida possível. Termo retirado dos jogos de
tiro em primeira pessoa, onde os alvos explodem em sangue e membros
(giblets). Geralmente usado por um time com 4 DPS que focam o dano no
warrior ou no healer do time contrário desequilibrando a partida de
Arena.

LoS - Line of Sight:
Outra
mecânica essencial do PvP. Todo e qualquer magia ou habilidade do jogo
requer que o alvo esteja na linha de visão para que a magia funcione.
Usar o ambiente e cenário das Arenas a favor do jogador como pilares,
altares, paredes é importante para evitar que o cast chegue ao final.
Magias channeleds, não são interrompidas por esta mecânica de jogo.

Peel:
Tentar
remover a pressão que um dos membros da equipe sofre. Geralmente os
DPS focam o dano no healer do time adversário. Pell é tentar minimizar o
dano ou tentar evitar que um adversário chegue perto do healer, seja
usando alguma forma de crowd control ou ainda tentando dar "taunt" no
inimigo. Apesar de não ser possível dar taunt em um jogador controlado
por outro jogador, a maioria dos jogadores irá contra-atacar alguém que
está atacando, isso é interessante na medida em que o healer que não
aguenta dano pode ficar curando os membros.

Strip:
Remover os buffs do oponente deixando ele vulnerável a qualquer ataque. Habilidades como Purge, Dispel Magic, Spellsteal e a Devour Magic ajudam na tarefa.

Uma técnica usada para evitar isso é usar todo e qualquer tipo de buff possível de cada classe como o Detect Invisibility e Unending Breath que aparentemente servem somente para PvE são importantes nessa hora porque são dois "buffs a mais para serem dispelados.

Dicas para jogar uma partida de Arena melhor:

Dos
sites acima citados, pude retirar algumas dicas para incrementar a
jogabilidade das partidas de Arena no World of Warcraft, abaixo eu
coloco algumas delas:

- Para ser um jogador de Arena bem sucedido
é necessário muito estudo, seja da mecânica do jogo, seja da sua
classe, raça, trinket, spell, inimigo, raça adversária, classe
adversária.

- É necessário que se memorize as principais habilidade que cada inimigo pode usar contra você para aumentar o tempo de reação.

- É vital que o jogador memorize quais as forças e fraquezas de cada classe e de cada time que será enfrentado.

- É importante identificar com rapidez a composição do time adversário.

-
Bons jogadores de arena conseguem visualizar o uso das habilidades
pelos oponente e contar o cooldown deles. Da mesma forma conseguem
visualizar quando um trinket foi usado e imaginar quando ele será usado
novamente.

- O maior fator de sucesso nas Arenas é a comunicação, o uso de alguma forma de comunicação falada é de extrema importância.

-
A maioria das classes do WoW joga de uma forma muito definida, aprenda a
identificar e diferenciar um holly paladin de um Retribution, um
Demonology Warlock de um Affliction, um Shadow Priest de um Discipline
Priest, etc. Identificar a spec errada do adversário é o início do fim.

-
Jogue algumas partidas de arena em modo Skirmish, a fim de conhecer a
disposição do ambiente e ver como isso poderá ajudá-lo, como sair da
Line of Sight por exemplo, ou como subir em locais de difícil acesso,
chegar mais rápido do outro lado, etc.

- O jogador deve achar o melhor equilíbbrio entre dano, vigilância e evitar ser o alvo preferido do outro time.

-
Fique atento a tudo que acontece a sua volta, as vezes quando o jogador
foca sua atenção em algo, seja dano, heal, ou outra coisa, esquece o
que se passa nos arredores. Fique atento e perceba quando aquele rogue
entrou em Stealth.

- Timing é vital e fundamental. Usar todas as suas habilidades em um jogador com escudo mágico é o início do fim.

-
Mesmo perdendo a batalha, o timing é importante, geralmente quando um
time está ganhando e o outro perdendo a mana do primeiro está no final e
a partida pode ser facilmente manipulada para uma reviravolta por causa
da paciência.

- Não fique nervoso. Faça muito Battleground e PvP
para acostumar a usar macros, Addons e o próprio char. Saber usar todas
as habilidades fundamentais sem desperdiçar nenhuma delas é o caminho
para a vitória.

- Espere o DS explicado lá em cima acabar. Muitos
adversários acham que por terem sido alvo de 3 CC seguidos eles serão
imunes pelo resto da partida quando 15 segundos são suficientes para
resetar a mecânica do DS. Assim que resetar use isso e o fato de que o
trinket já foi usado a seu favor e desça a mandioca no inimigo.

-
Cuidado com os conselhos mais comuns como: Ataque primeiro quem usa
cloth. Isso porque essas classes sabem que são as preferidas e souberam
se adaptar a isso. Veja só a quantidade de HP de um Warlock e você verá
que derrotar um não é muito fácil, é preciso muito dano para matar um.

-
Se quem você está atacando foge, não saia correndo atrás dele, as vezes
ele está fazendo isso de propósito para tirar você do alcance do
healer.

- Quanto mais se joga na arena mais experiência você
adquire, mais fácil será o reconhecimento da composição do outro time e
mais fácil você se moverá pelo ambiente e se utilizará dele para dar LOS
no outro time.

- Coordenação e estratégia entre os membros do
time é essencial, planejem, conversem, treinem, se conheçam, saiba
quando você será curado, buffado, o que você deve fazer por eles e o que
eles esperam que você faça são coisas diferentes.

- Não ache que
lendo um guia como esse meu aqui é suficiente. o WoW evolui muito
rápido e uma estratégia que serve para um pode não ser a ideal para
você.

- Bole estratégias diferentes. Não torne o que você leu
como lei. Adapte o seu jogo ao estilo do seu time e melhore o que está
aqui escrito.

- Equipamento na Arena é um diferencial muito
importante. Veja qual o melhor equipamento para PvP disponível e corra
atrás dele. Geralmente para iniciar na Arena e ser bem sucedido
necessita de no mínimo um equip do tipo Merciless. Esse equi pode custar
cerca de 100 marcas e 130.000 pontos de honra (casos eja combinado com o
trinket e a arma), assim se você quiser ser bem sucedido na Arena,
corra atrás do equipamento. A maioria dos times de Arena recusa
jogadores sem equipamento específico.

- Resilence é importante na
Arena, quanto mais melhor, isso evita que você receba frequentemente
danos críticos melhorando sua sobrevivência. Use dois tipos de
equipamentos Merciless (um para sua spec e um para outra spec) isso já
aumenta o total de resilence para 70 ao invés dos 35 iniciais.

-
Diferentemente do que ocorre no PvP normal e nos BG's em uma arena
alguns pets podem fazer toda diferença. Um Felhunter e suas habilidades
podem acabar com uma partida em instantes.

- Use e abuse das bandagens, já que somente elas podem ser usadas, mas planeje quando e onde usar.

-
De nada vale uma boa cura se o dano não é suficiente. Diversas vezes a
melhor defesa será o ataque, por isso sempre se preocupe em ter um bom
DPS, aliado a Stamina e cura.

- Não se importe em acabar com sua
mana se isso for para matar alguém, se o jogador perceber que usar
aquela habilidade que devora o restante da mana é necessário para matar
um oponente, ele deve fazer isso, já que os times são pequenos e muito
balanceados, um jogador faltando pode ser fatal para o outro lado. Mesmo
porque uma partida de Arena quase nunca dura até o final da sua mana.

- Por outro lado, não desperdice sua mana em um ataque que não será vitorioso.

-
Atacar um Warrior pode encher a Energia dele e possibilitar que ele te
mate. Só ataque o warrior quando tiver certeza que vai matá-lo.

-
Aprenda a usar o trinket no início do crowd control e no primeiro
deles. Isso por causa do DS, o segundo crowd control será mais curto e
mais fácil de sobreviver.

- Tente disfarçar o que você é. Se o
inimigo imediatamente puder reconhecer a sua build, ele jogará
exatamente para neutralizar sua habilidade.

Bom fica aí o guia
para quem se interessar. Tentei colocar o máximo de informações
possíveis a fim de tornar ele o mais completo possível, espero que ajude
quem quer começar ou melhore o índice de sucesso de quem já joga.
Arthans
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